top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey

Lançamento do livro La Mer vue de la Lune


LANÇAMENTO DE LIVRO E ENTREGA DE RÉPLICA DO TRONO DO REI ADANDOZAN À ASSEMBLEIA NACIONAL


Nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, foi realizado o lançamento de meu primeiro livro em francês "La Mer vue de la Lune", em Lomé, Togo, na África Ocidental, pelas Éditions Awoudy. Uma grande alegria partilhada com os amigos, mas também uma ocasião de lamentos, pois foi o coquetel de minha despedida, por ter sido designada pelo Governo brasileiro a outro Posto. O livro começa com um pedido de desculpas: pois foi para aprender francês que o escrevi diretamente nessa língua, poemas raciocinados em minha língua materna, mas ainda não traduzidos ao português.


Também houve um momento diplomático, em que fiz a entrega de uma réplica do Trono do Rei Adandozan, filho de Agonglo, oitavo Rei do Daomé, Reino o qual abrangia o Togo e o Benin, presenteado possivelmente a Dom Pedro e registrado sob o número 6.000 no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista em 1844. A coleção africana foi perdida durante o incêndio de 2017 e foi uma grande alegria comandar a sua confecção pelo artesão togolês Maître Komla, de minhas provisões pessoais, e realizar a entrega da peça à Representante da Assembleia Nacional do Togo, Madame Bonfo, Quaestor, para que exponha nossa história conjunta aos concidadãos togoleses e beninenses, e para que o remeta ao Congresso Nacional brasileiro, sob os cuidados de um Deputado membro da Família Real. O Embaixador brasileiro deve realizar nova cerimónia no Palais de Lomé. Estiveram presentes nas cerimônias meus Filhos, Embaixadores, seus diplomatas representantes, militares e personalidades togolesas.


Muito obrigada a todos pela presença! O afeto africano não sabe ser diferente do afeto de família. A África foi uma experiência inolvidável em minha vida que me trouxe, além de uma nova família, também ensinamentos, perspectivas e o bem mais valioso do qual prescinde o Ocidente: tempo suficiente para amar.


Todas as vendas do livro foram remetidas pela Editora Awoudy a uma ONG que se ocupa de crianças de rua e da prevenção de formação de crianças soldados.


Fotos do lançamento:


bottom of page